A Fabrica, centro de pesquisa e comunicação do grupo Benetton, foi criada em 1994. O centro tem sede em Treviso, Itália, numa vila restaurada e ampliada por Tadao Ando. A Fabrica é um centro de criatividade aplicada, um espaço onde jovens artistas chegam de todo o mundo para desenvolver projectos inovadores e explorar novas direcções em áreas como a comunicação visual, design, música, cinema, fotografia, projectos editoriais e web.

Fabrica Features é o nome de uma série de espaços de encontro e interacção entre artistas através da qual a Fabrica difunde a sua visão do design. As lojas Fabrica Features criam uma rede de diálogo, intercâmbio e diversidade ética, com espaço para as últimas propostas de marcas internacionais, mas acima de tudo para criações de jovens artistas, imprimindo assim vitalidade na cidade onde está situada. O objectivo é que os artistas se envolvam com as suas sociedades e invadam estes espaços com ideias e partilha de sinergias e projectos.

Lançada em 2001 no 4.º andar do Edifício Megastore Benetton, no coração da cidade - Rua Garrett, Chiado-, a Fabrica Features Lisboa é uma plataforma de encontro e interacção entre artistas portugueses e estrangeiros, de carácter comercial e cultural.


Seguindo este conceito, a
Galeria -espaço sem fins lucrativos- destina-se a exposições, lançamentos, mostras de vídeo, concertos ou performances. Não só a projectos desenvolvidos pela Fabrica mas, maioritariamente, a projectos propostos.

As propostas devem ser enviadas para fabrica.lisboa@fabrica.it. São seleccionadas todas os projectos cujo conceito se enquadre na filosofia Fabrica e que demonstrem reunir as condições necessárias para a sua execução.

(mais questões podem ser esclarecidas por email)