O LIVRO NEGRO DAS CORES



Menena Cottin . Rosana Faría

7 cores pelos 5 sentidos, O Livro Negro das Cores convida-nos a reflectir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, obriga-nos a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem. Um livro que nos lembra que há sempre mais para além do que vemos, um livro para redescobrir a riqueza sensorial do nosso corpo. Exceptuando o texto, todo o livro é negro. No entanto, as ilustrações em alto relevo e o texto em braille, permitem experimentar as texturas e jogar com as descrições poéticas das cores.

'
Louis Braille (1890 - 1852)
Louis Braille nasceu a 4 de Janeiro de 1809, na pequena cidade francesa de Coupvray, perto de Paris. Aos cinco anos, após um acidende com um instrumento perfurante na oficina do seu pai, ficou totalmente cego. Já na escola, as dificuldades e frustrações enfrentadas nos seus estudos levaram-no a procurar um sistema de escrita alternativo. Braille toma então conhecimento de um processo inventado pelo capitão Charles Barbier para transmitir mensagens militares. Partindo dessa base, Braille transforma o código de Barbier e, em 1824, com apenas 15 anos, termina o seu sistema de células co
m 6 pontos , obtendo 63 combinações que representavam todas as letras do alfabeto, acentuação, pontuação e sinais matemáticos. Um sistema semelhante ao que se usa hoje. Apesar de tudo o novo código só foi adoptado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille.
'





+ Bruaá editora